quarta-feira, abril 25, 2012

Doação ao Museu Histórico Abílio Barreto - cadê?

Hoje eu li no caderno Magazine do jornal O Tempo a referência ao passeio virtual por museus e entrei no Museu Histórico Abílio Barreto para ver se via alguma referência a uma doação que fiz no passado.
Nadinha. Só vi na sala do 1º andar um número da Revista Social Trabalhista, da mesma época da coleção doada por mim.

Escrevi uma mensagem no livro de visitas, que transcrevo aqui abaixo:

"Há alguns anos fiz a doação ao Museu Abílio Barreto dos primeiros números da revista Arquitetura, impressa em BH, inclusive a ediçao comemorativa dos 50 anos da nova capital.
Na época era diretor do MHAB o Arnaldo Godoy, que era meu amigo há anos. Recebi dele um cartão de agradecimento pela doação.
Porém, mais tarde, eu me arrependi, acho que minha doação teria tido mais valia se eu a tivesse feito para a biblioteca do IEPHA/MG, ou até mesmo para a biblioteca da Escola de Arquitetura da UFMG, já que esses números são uma inquestinável fonte de pesquisa.
Meu arrependimento tem uma causa: a única referência que pude constatar de minha valiosa doação foram fotos tiradas de anúncios ou fotos das revistas, que serviram para ilustrar desde convites emitidos pelo MHAB até painéis de composição de ambientes. Pena...
Pena que esses números raros e antigos de uma revista de arquitetura publicada pela primeira vez no final da década de 1940 em Belo Horizonte não sejam objeto de pesquisa aberto ao público interessado em seu conteúdo mais substancioso, desde profissionais até estudantes, do ensino fundamental ao superior e pós-superior.
Além dos maravilhosos anúncios de época, essa coleção tem muita coisa a mais para oferecer aos olhos curiosos dos belorizontinos.
Pena..."


Ainda em tempo:
O sítio do passeio virtual por museus de vários lugares do Brasil é muito interessante!
Vale a pena!
O endereço é:
http://www.eravirtual.org/pt/



Nenhum comentário:

Postar um comentário