quarta-feira, julho 14, 2010

Feijão Andu

Gosto muito de fazê-lo com a receita da vovó Mocinha "Feijão de olho arregalado". (Não sei se o nome é porque os bagos ficam inteirinhos, ou se é porque a gente come de olho arregalado, de tão bom!).
Na minha família tem uma disputa pra ver quem faz os melhores pratos de minha avó. Desse feijão, o melhor cozinheiro não sou eu, é meu primo Roy. Mas, chega de lorota e vamos, com a ressalva de que, como toda receita de família, tudo é mais ou menos, ou "um punhado", como dizia minha outra avó Cherubina:

Essa receita é com o feijão comum, mas eu adoro com o andu.


Feijão de olho arregalado
1/2 kg de feijão
uns 2 dentes de alho socado na hora
sal a gosto
250 gramas de toucinho defumado
1 cebola grande picada
250 gramas de farinha de mandioca
muita salsinha e cebolina picadinha


Cozinhe o feijão, deixando os bagos inteiros, mais durinhos (não podem desmanchar).
Escorra o caldo (se for o andu, despreze-o, pois não dá pra aproveitar por causa do gosto).
Enquanto o feijão estiver cozinhando, pique bem pequenininho o toucinho. Frite-o num pouco de óleo, escorra e reserve-o.
Frite o torresmo e reserve.

Na panela em que fritou o toucinho, retire um pouco da gordura e ponha a cebola e o alho para uma douradinha.
Refogue o feijão em cima. Tempere com sal.

Ponha a farinha, mexa e desligue o fogo.

Misture o toucinho reservado e prove o sal.

Coloque o cheiro verde, misturando bem. Sirva imediatamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário