segunda-feira, junho 04, 2012

DESIDERATA


Caminhe tranquilamente por entre o barulho e a pressa, mas lembre-se da paz que existe no silêncio.

Tanto quanto possível, sem se humilhar, esteja em bons termos com todas as pessoas.

Fale sua verdade quietamente e claramente; ecute os outros, mesmo os tolos e os ignorantes, eles também têm sua história.

Evite pessoas barulhentas e agressivas: elas vexam o espírito. Se você se compara com outros, você pode tornar-se vão e amargo, porque sempre haverá pessoas maiores e menores que você.

Sinta prazer em suas conquistas, assim como de seus planos. Mantenha-se interessado em sua própria carreira, não importa quão humilde, é uma posse real nas grandes mudanças de nossa era.

Exercite caução no mundo dos negócios, porque o mundo está cheio de truques. Mas não permita que isso lhe cegue a ponto de não enxergar a beleza que lá existe; muitas pessoas lutam por altos ideais, e em todo lugar a vida está cheia de heroismo.

Seja você mesmo. Especialmente, não finja afeição. Tampouco seja cínico a respeito do amor, porque em face de toda a aridez e desencanto, ele é perene como a relva. Aceite gentilmente o conselho dos anos, graciosamente cedendo as coisas da juventude. Nutra força de espírito para escudá-lo em infortúnio repentino. Mas não se amofine com imaginações. Muitos medos nascem da fadiga e da solidão.

Além de uma disciplina integral, seja gentil cosigo próprio. Você é uma criança do universo, não menos do que as árvores e as estrelas; você tem o direito de estar aqui. E seja isso claro ou não para você, não há dúvida de que o universo se desdobra como ele deveria.

Portanto, esteja em paz com Deus, seja qual for o seu conceito dele, e sejam quais forem seus trabalhos e aspirações na barulhenta confusão da vida, mantenha paz com tua alma. Com todos seus problemas e sonhos desfeitos, ele ainda é um mundo lindo. TOME CUIDADO, LUTE PARA SER FELIZ.

Poema em prosa, de 1927, do escritor americano Max Ehrmann (1872-1945).2
 
1Desiderata (do latim: "coisas desejadas".
2Por volta do ano 1959, o Reverendo Frederick Kates, reitor da Igreja de Saint Paul em Baltimore, Maryland, incluiu Desiderata em uma compilação de materiais devocionais para sua congregação. A compilação incluiu a data fundamental da igreja: "Igreja Velha de São Paulo, Baltimore AD . 1692" A data de autoria do texto é amplamente confundido como 1692, o ano de fundação da igreja. - Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Desiderata.




Na década de 90 recebi esse poema de um médico da Antroposofia que me ajudou muito num momento em que eu estava muito triste. Desde então, isso se tornou um bálsamo para mim.
Prometi ao meu filho que ia mandar escaneado para ele, mas o xerox amarelado deu-me vontade de digitá-lo. Ao ver o resultado, resolvi compartilhá-lo com outras pessoas.
Introduzi as notas de rodapé (que infelizmente não ficam corretas no editor de texto deste blog), pesquisando a real origem desse poema.
Que essa leitura acalme os seus corações, como tem acalmado o meu em muitos momentos de minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário