sexta-feira, setembro 19, 2008

Release de hoje

Jornal "O Tempo" de BH/MG, 20/09/08 - pág. 21 - Seção "Interessa"


"Biologia. Opção de eleitor estaria ligada à sensibilidade ao medo e às ameaças


Escolha política pode ter origem biológica


Estudo explicaria porque as pessoas não mudam sua opinião política


WASHINGTON, EUA. Um estudo realizado nos Estados Unidos sugere que a opção política de cada indivíduo pode estar relacionada com a sensibilidade ao medo. Publicada na revista 'Science', a pesquisa afirma que pessoas com atitudes sociais radicalmente diferentes também diferem na sua reação fisiológica ao medo.

Segundo os resultados, as pessoas mais sensíveis ao medo e a ameaças tendem a ter opiniões políticas geralmente associadas às idéias dos partidos conservadores - como o apoio à pena de morte, aos gastos em defesa nacional, à Guerra no Iraque e a oposição ao aborto.

Em contrapartida, as menos afetadas pelo medo e que demonstram respostas fisiológicas mais contidas são mais propensas a apoiar políticas mais liberais de imigração, pacifismo, controle de armas e ajuda internacional - fatores normalmente relacionados com a opção de esquerda.
Para chegar aos resultados, os pesquisadores da Universidade de Nebraska-Lincoln analisaram as respostas de 46 voluntários com fortes opiniões políticas sobre diversos assuntos - da Guerra do Iraque às políticas de imigração.

Depois dessa análise, feita a partir de questionários, os pesquisadores mediram a resposta fisiológica dos participantes quando expostos a uma série de sons e imagens.
'Os pesquisadores descobriram que essas reações se correlacionavam de maneira significativa conforme a posição social mais conservadora ou liberal de cada participante', diz o texto da 'Science'."


Reich tinha mesmo razão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário