domingo, outubro 04, 2009
sábado, outubro 03, 2009
Mercearia Paraopeba
- Esse maravilhoso vídeo sobre a Mercearia Paraopeba, de Itabirito/MG, foi feito por Rusty Marcellini, postado em seu blog "Blog do Rusty", sob o título de "Um Armazém das Antigas".
- Com muita satisfação, recebi a sua autorização para divulgá-lo aqui, conforme correspondência transcrita abaixo:
- Nina H disse...
-
Rusty,
Parabéns pelo vídeo!
Fico muito feliz de ver divulgado um dos armazéns da terra de meus pais e avó (famílias Melillo e Bretas).
Sou arquiteta urbanista e trabalho com patrimônio cultural, e como tal, já fiz alguns trabalhos nessa área para a Prefeitura de Itabirito, sendo q um deles foi parte do Inventário de Bens Culturais do Município, há alguns anos atrás. Incluí o Armazém Paraopeba nesse Inventário.
Acho formidável o enfoque q o Sr. Juco Lau e o Roninho dão a este tradicional negócio, tão típico do interior de Minas e que, infelizmente, está acabando.
Cito o caso de um grande armazém, no centro da cidade de Santa Bárbara, q vendia de bota e sela a milho, panela, cebola, etc.
Esse armazém possuía grandes balcões de madeira, prateleiras sem fim, caixotes para acomodar secos, e prateleiras e cabos para dependurar os molhados.
Esse armazém funcionava numa edificação de princípio do século XX, possivelmente erguido em substituição a um mais antigo, no mesmo lugar, pois alí perto funcionava um pátio de mercado, onde se reuniam tropas q realizavam comércio, a exemplo do que era o Mercado de Diamantina.
Imagino q alguém da família proprietária desse armazém fez em uma faculdade um moderno curso de administração de empresas e resolveu modernizar a gestão, mudando o ramo dos negócos para o de materiais de acabamento, naturalmente também com a modernização do visual, tornando-se o antigo ponto em uma telha norte toda "ceramizada".
Alí perto mesmo existe também o caso de uma loja de material elétrico q foi modernizada, com a brilhante consultoria de um arquiteto, que transformou a antiga e linda fachada.
E por essas razões, sinto imenso orgulho de ver o Roninho tocar o armazém de seus avós, tendo sucesso nos negócios, provando que o bacana é ser simples!
Paranbéns, mais uma vez, pelo vídeo, e pela sua divulgação!
E peço permissão para invcluir este vídeo em meus blog, e compartilhá-lo em meus sites.
Atenciosamente,
Edelweiss Herrmann
Arquiteta urbanista, especialista em revitalização urbana e arquitetônica e restauradora de materiais cerâmicos e pétreos.
BH/MG - 12:51 PM
- Rusty Marcellini disse...
-
Prezada Edelweiss Herrmann,
Obrigado por suas gentis palavras sobre o video que fiz da Mercearia Paraopeba. Realmente é um privilégio contarmos com um lugar como este em Minas Gerais. Pode sim incluir o video em seu blog e divulgá-lo.
Um grande abraço,
Rusty Marcellini - 7:30 PM